segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Grandes Sambistas...


Estamos a caminho da maior festa popular _ o Carnaval. 
Tá certo que o carnaval está ligado à uma cultura do Brasil, que muitos estrangeiros visitam o Brasil nessa época a fim de ver de perto toda esta grande festa, escolas de samba se preparam o ano todo para colocar seu carro alegórico na avenida, mostrar toda a exuberância, e aguardam com expectativa a quarta feira de cinza, para ouvir  aquele famoso: 10, nota 10! Mas eu não gosto muito, aprendi desde pequena e hoje já faz parte de mim, das minhas crenças que carnaval é uma festa pagã, e eu sei também que muitos dos meus alunos são ensinados a pensar assim também... Então para não entrarmos em conflito, nesta semana que antecede o carnaval, dou atenção aos grandes sambistas que fizeram a história da música do nosso país, destaco um pouco sobre sua vida, onde nasceram, como tornaram-se compositores, músicos e levo para crianças alguma de suas obras: uma canção, um verso ou uma frase. Noto que tem dado um resultado bacana...

Por isso, quero compartilhar aqui com vocês algumas sugestões...

2ª feira:        Chiquinha Gonzaga
3ª feira:         Noel Rosa
4ª feira:         Beth Carvalho
5ª feira:        Jorge Ben Jor
6ª feira:        Festinha no jardim contendo as músicas estudadas na semana,
                       instrumentos musicais. As crianças poderão vir pra escola c/
                       capas, máscaras e fantasias...


***

Chiquinha Gonzaga

Nasceu no Rio de Janeiro (mostra no globo, no mapa)

Ela foi:
- A primeira pianista do Brasil
- Autora da primeira marchinha de carnaval
- A primeira mulher a reger uma orquestra


Composição:

Ô Abre Alas

Ô abre alas
que eu quero passar
Eu sou da lira
não posso negar
Rosa de Ouro
é quem vai ganhar 
                        

Noel Rosa

Nasceu também no Rio de Janeiro, foi:
- Sambista
- Cantor
- Compositor
- Violonista


Composição:

Com que roupa que eu vou
pro samba que você me convidou?


Beth Carvalho

- Ganhou um violão da sua mãe aos 8 anos e isso a motivou a tocar e cantar
- Fez aula de balé
-Tornou-se professora de música
- Desfila na Mangueira

A música da mangueira é... 

Me leva que eu vou
sonho meu
atrás da verde e rosa
só não vai quem já morreu

(Caetano Veloso) 

Composição:


Ô coisinha tão bonitinha do pai
você vale ouro, todo o meu tesouro
tão formosa da cabeça aos pé 
vou lhe amando, lhe adorando
e digo-lhe mais uma vez
agradeço a Deus por que lhe fez




                   

Um comentário:

Marcia disse...

Ju, vc é uma pessoa maravilhosa. Sem desrespeitar suas crenças, vc consegue, sem radicalismo falar sobre um assunto com imparcialidade!!! Está de parabéns!!!