Projeto:
Uni – Duni - Tê
Série:
I e II
Etapa Educação Infantil
Professoras:
-
-
-
Introdução
Este
projeto tem como pretensão unir a alegria do Brincar com a seriedade do
Aprender. Espera-se que as crianças brinquem, divirtam-se, porém aprenda com
cada brincadeira proposta. Aprenda não só as próprias regras, exigidas pelo ato
do brincar, mas também que ela seja estimulada a aprender conceitos importantes
que lhe acompanharão por toda a vida.
Justificativa
Nosso
maior desejo é valorizar o lúdico e proporcionar momentos prazerosos de
interação, onde o aprendizado ocorra de modo dinâmico e vivo. Conteúdos,
outrora, trabalhados de modo mecânico e monótono serão apreciados com o tempero
do brincar e com jogos de equipes. Sabemos
bem, que é através das brincadeiras que a criança forma conceitos, interage e
socializa-se. O participar ativo e constante em atividades com regras e
recreativas é amplamente enriquecedor na idade infantil.
Objetivos
Através do
desenvolvimento deste Projeto os alunos deverão:
. Conhecer e apropriar-se do brincar
. Ser capaz de criar e recriar jogos e modos
de brincar;
. Conviver e
socializar-se com os colegas, respeitando – os;
. Cooperar e desenvolver um espírito de
trabalho em equipe;
. Explorar os espaços, movimentar-se e
expressar-se;
. Cumprir os combinados e regras das
brincadeiras e jogos.
Cronograma
- O Projeto será
realizado no segundo semestre de 2012.
Recursos Necessários
-
Bola;
-
Corda;
-
Bambolês;
-
Giz;
-
Jogos de Mesa;
-
Tabuleiros;
-
Dados;
-
Tecidos;
-
Cartelas de Bingo;
-
Cones;
-
Baús de Fantasias;
-
Casinha;
-
Carrinhos;
-
Lego;
-
Barbante;
-
Kit Médico.
Metodologia
- Pesquisar as brincadeiras que sejam
adequadas à idade dos nossos alunos;
- Confeccionar uma lista com as brincadeiras
que abordaremos durante a semana;
- Realizar os jogos e brincadeiras quer seja
no parque, na quadra ou em sala de aula;
- Propor gincanas
A Intencionalidade ao
Brincar e/ou Jogar:
- Pula Corda: Ao propor tal
brincadeira o professor poderá incentivar as crianças que realizem a contagem
dos saltos, ou mencionem o alfabeto, e na letra que a criança parar de pular,
ela terá de dizer um nome, uma fruta, um objeto, etc... A criança poderá
recitar parlendas e canções enquanto pula a corda, isso estimulará a memória e
a concentração.
- Bambolê: Há uma
infinita possibilidade de jogos, brincadeiras e aprendizado. O próprio círculo,
já renderá ao professor uma aula de formas geométricas. Talvez o professor
deseje espalhar alguns bambolês pela quadra e dentro fazer algumas marcações
com giz, por exemplo: números ou letras. Em seguida poderá dizer às crianças
que há um gatinho querendo devorá-las, mas caso se escondam nas toquinhas com
números pares nada de mal lhe acontecerá ou talvez nas vogais, e assim por
diante.
- Amarelinha: Ao
desenhar uma amarelinha no pátio, na quadra ou até em sala de aula, o professor
poderá orientar os alunos explicando que uma boa amarelinha começa sempre com
um quadrado e é seguida por um retângulo que dividido ao meio torna-se dois
quadrados. Dentro de cada quadrado há um número. Peça para a criança registrar
o numero no meio do quadrado, pergunte qual será o próximo número? Será que
devemos colocá-lo no quadrado à direita ou à esquerda? Deixe que as crianças
reflitam. Se ficar difícil, podemos dar dicas, como: E no caderno, de que lado
fica a margem? E se aqui fosse o meu caderno, não seria correto fazer de lá pra
cá (da esquerda para a direita)? etc...
- Dominó: Há
tantas possibilidades, pois há na educação infantil dominós de seqüência de
ações. Por exemplo: um garoto tem uma peça com a mamãe lavando roupa e o outro
colega mostra a peça onde a mãe estende a roupa no varal. (Lógica e
raciocínio). Há dominós numéricos, com formas geométricas, com letras, enfim...
o próprio jogo já é bastante estimulante, cabe a nós professores ensinar as
crianças a manuseá-los e a compreender o jogo e suas regras, aos poucos elas
vão se organizando sozinhas para brincarem...
- Memória: Um
jogo maravilhoso, toda criança ama e se sente estimulada e desafiada a acertar.
Requer concentração, paciência e até uma malícia de jogo para guardar segredo
até que chegue a sua vez de virar as peças e formar um par. Inicialmente
trabalhamos contagem de peças individuais, logo mais contamos os pares, mais
tarde passamos a registrar na lousa: Maria = 1 par de gatos. João = 1 par de
ratos, etc... Todos = 10 pares de bichos.
- Bingo: Que
delícia de jogo! Podemos fazer tantos e tantos bingos. É super estimulante e
alfabetizador. Inicialmente fazemos bingos com figuras, a professora entrega às
crianças cartelas coloridas e repletas de figuras... é um grande desafio
memorizar todos os itens e ficar atento ao ditar da professora. Depois fazemos
bingos numéricos, bingos com os nomes das crianças, bingos de sobrenome e do
que mais a gente quiser... Porque bingo é flexível e ora joga-se
individualmente, ora em equipes.
- Cones: esse
item nos auxilia ao criarmos gincanas e desafios, as crianças são motivadas a
passar por eles em zig zag, à equilibrar uma bola durante um jogo de tempo, à
passar pedalando uma motoca, chutando uma bola, serve para demarcar distancias,
etc...
- Casinha: Ao
organizar tal brincadeira, há muitos aspectos a abordar, o professor com tato
poderá incentivar a mamãe a preparar um bolo e pedir que a filhinha anote a
receita num papel, incentivando uma escrita espontânea e cheia de aspectos como
números, figuras e palavras. Alguém poderá ligar para casa e a mamãe talvez
tenha que anotar um recado ou um número de telefone para que mais tarde o papai
retorne a ligação. Talvez o filho chegue da escola com um bilhete da professora
e a família precisa ler... isso é um incentivo a leitura e a escrita
espontânea.
- Carrinhos: Os
garotos talvez queiram criar estradas e caminhos para trilharem com seus
automóveis, então por que não incentivá-los a criar placas e sinalizações.
Podemos escrever junto com a criança: nome de cidades, placas de pare, proibido
estacionar, crianças atravessando a rua, faixa de pedestre, entre outras
coisas...
- Kit Médico: As crianças poderão
brincar que são médicos e terão que receitar medicamentos, podemos ajudá-las
dando dicas de que na receita é preciso ter o nome do paciente (colega da
sala), é preciso ter o nome do remédio, por exemplo: xarope azul. Depois vamos
marcar a dose que poderá ser: 1 copo, 1 gota, 1 colher... E o horário: de
manhã, a tarde ou a noite podemos indicar o sol, a lua, uma nuvem para
orientá-la e tornar a escrita mais fácil sem tornar um fardo a brincadeira.
Depois podemos concluir dizendo que o médico deverá assinar a receita. O que é
assinar? Assinar é escrever o seu nome completo, vamos lá? Isso fará com que
ele se aprimore na escrita do seu nome.
- Corre Cotia:
Ao brincar a professora poderá propor variações tais como etiquetas com letras
coladas na costa de cada criança quando
a criança for uma vogal ela terá que deixar o lencinho ou a bola no coleguinha
que for consoante e vice e versa, isso promoverá a atenção e a memorização das
letras, poderá trabalhar par ou impar, cores, entre outras modalidades...
- Dança das cadeiras:
Fazer dessa brincadeira uma aula de subtração, confeccionar um cartaz onde um
símbolo represente o número de crianças envolvidas e outro símbolo as cadeiras
que há no jogo, levantar questionamentos: o que tem mais? O que tem menos? O
que acontecerá na hora que a música parar? Em seguida, à medida que as crianças
brincam alguém fica responsável de riscar e fazer a contagem das cadeiras que
são retiradas e do numero de crianças à brincar, todos contribuindo com o jogo
e com os cálculos, e a professora sempre estimulando a aprendizagem, focando o
objetivo da brincadeira.
Há
muitas brincadeiras a serem desenvolvidas. Este projeto menciona apenas algumas
sugestões, mas à medida que as crianças amadurecem, os jogos vão ganhando
complexidade e novas metodologias. Cada época do ano traz consigo
peculiaridades que nos instigam a trabalhar e criar novas formas e
possibilidades. Por exemplo, o mês de Agosto, geralmente frio, mas no aconchego
da sala podemos brincar com as palavras, parlendas, trava-lingua, trovinhas,
cirandas... E por ai, vai... Setembro é tempo de florir, de cantar a primavera,
de encher cestinhos com flores, de encenar o nascer das sementes, o cuidado com
o jardim, é tocar com os olhos e tatear com o coração a natureza tão presente.
São vivências e aprendizados de um uni-duni-tê que não escolhe, mas recolhe
todos juntos para brincar mais uma vez!
Produto
Final
-
A Confecção de um livreto, feito pelas crianças, cujo tema abordado seja: “Eu
Aprendi brincando que...“
Capão Bonito, Agosto de
2012
Julia Campanucci
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