quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Fadinha Levou (Nome Próprio)



Em tiras de sulfite escreva o nome da criança, embaralhe.

A princesa dorme no aposento real. Enquanto isso, a fadinha sobrevoa todos os arredores do Castelo, até que encontra um súdito e o convida para ir ao mundo dos sonhos, dos encantos. A criança (súdito) se retira da sala.

Em seguida a princesa acorda e nós contamos a ela que um dos súditos foi levado pela fadinha. Quem será que foi, princesinha? Consegue descobrir?

Ao indicar o súdito correto, explico a princesa que ela precisa ir buscá-lo, mas as fadas exigem uma senha para liberá-lo, encontre a senha (o nome do súdito nas tiras de sulfite).

Ela leva a senha até o mundo dos sonhos pergunta se a senha será aceita, se o nome da cça estiver correto, tá liberado, e então partimos para uma próxima rodada. Se estiver errado a princesa volta para procurar a senha correta até que encontre.


Esta atividade é simples, as crianças apreciam porque traz toda uma fábula, um sonho dos contos de fadas. Elas ficam desejosas de interpretarem os personagens envolvidos, nela ocorre também situações de aprendizagem pois a criança manuseia os diversos nomes, ela sabe que ali estão todos os nomes dos colegas, mas agora há um desafio, ela precisa escolher o nome correto para trazer de volta o seu colega. Além do mais o colega tem que saber se seu nome está correto, pois é ele quem diz se sim está certo, ou não, não está correto. A fadinha pode dar uma mão se sentir necessidade.

                                                                                       Julia Campanucci


Nenhum comentário: