Projeto:
Meu Mundo Poético
Escolas Vinculadas:
- Virginia
Secco Bonin
-
Pequeno Mundo
-
Ciranda da Criança
Série:
- I e II
Etapa Educação Infantil
Professoras:
-
-
-
-
Introdução:
As crianças se
encantam com essa estrutura literária: as rimas, os jogos com as palavras, a
musicalidade, repetição de sons e até de palavras, tornam fácil a memorização e
o apoderar-se da leitura. Sendo assim, esse projeto visa abordarmos situações
do nosso cotidiano, aquilo que é parte de mim, de você, do meu mundo e do seu,
através de versos e rimas. Muitos já estão prontos. Estão na prateleira do
cantinho literário. Outros são novinhos e estão guardados em nós e logo estará
no papel, pronto para também serem apreciados.
Justificativas:
As situações
deste projeto têm como intenção maior que os alunos vivenciem o papel de
leitores, mesmo antes de saberem ler convencionalmente. Em geral, as crianças
se sentem bastante atraídas por todos os tipos de textos e muitas vezes já o
conhecem por intermédio de musicas infantil, parlendas e outros textos que tem
predomínio da linguagem poética (Rimas) e também que são contados de forma oral
ou visual através de desenhos ou filmes. As poesias, trava-línguas, jogos de
palavras, contos e histórias memorizadas e repetidas possibilitam as crianças
atentarem, não só aos conteúdos, mas também as formas, aspectos sonoros da linguagem,
ritmo, rima, seqüência dos fatos, alem das questões culturais e afetivas
envolvidas.
Objetivos:
-
Compreender a poesia: sua forma, sua característica, etc...
-
Familiarizar-se com esse gênero textual;
-
Incentivar a criatividade oral de versos e rimas.
Metodologia:
-
Escolher os livros juntos com as crianças;
-
Realizar a leitura, abordar as gravuras, ater-se as rimas;
-
Fazer joguinhos com rimas, estimular a criatividade;
-
Criar o nosso livro de poesia;
-
Declamar as poesias.
Recursos Necessários:
-
Variedade de Livros e Textos Poéticos (Infantil);
-
Cartaz com as poesias;
-
Cartões;
-
Pincéis Atômicos;
-
Fita Crepe;
-
Pasta;
-
Plásticos;
-
Sulfites;
-
Tecidos;
-
Giz de cera;
-
Canetinha.
Cronograma:
-
2 meses
Apresentação da Proposta:
-
Explicar às crianças que há muitos textos e livros espalhados pelo mundo, mas
nós precisamos conhecer a diferença entre eles. Tem textos que são
explicativos, informativos, tem textos que nos contam algo, e tem textos poéticos
que expressam sentimentos, que brincam com palavras, que até parecem músicas.
São a essas poesias que daremos maior atenção de agora em diante.
-
Trazer uma poesia conhecida e ler um trechinho da Biografia do poeta. Por
exemplo, Vinicius de Morais escreveu sobre uma casa muito engraçada que não
tinha teto, não tinha nada... Ele foi um grande poeta Brasileiro, e escreveu
seu primeiro poema aos sete anos. Viu só, ele era uma criança, assim como muito
de vocês, não é mesmo? Se vocês conhecerem e gostarem de poesia, poderão logo
escrever como ele, o que acham?
-
Mostrar às crianças como é a estrutura de uma poesia.
-
Deixar as crianças pesquisarem e tentarem buscar algo semelhante
-
Confeccionar junto com as crianças os joguinhos de rimas
-
Incentivá-los a criarem livrinho de versos e rimas, tendo a professora como
escriba
-
Realizar treinos para a apresentação e explanação de uma poesia escolhida pela
turma
Sugestões de Atividades:
As
atividades poderão variar com a montagem de jogos, letras do alfabeto, tendo em
vista a inicial do nome da criança, atividades matemáticas, listas, adivinhas,
baralho do mico, colagens, mímicas, seqüência lógica, dentre outras.
Avaliação do trabalho:
-
Deverá ser de contínua observação, o professor deve mostrar-se atento quanto ao
nível de participação das crianças, o empenho e envolvimento a cada atividade
proposta, deverá tomar nota das dificuldades vencidas, da criatividade e dos
níveis superados a cada etapa conquistada.
Produto Final:
-
Apresentação das Poesias
Capão Bonito, Agosto de 2012.
Julia Campanucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário